segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasilia dia 1

Brasilia dia 1

Fazem exatamente 5 anos desde o último vôo que fiz em Brasilia. Me vem a mente o vento nordeste que entra rasgando na rampa e os poderosos canhões de 7m/s que fazem você sentir a vela cheia! Me veio a lembrança das travessias do GAP, uma enorme garganta, um funil na parede do planalto central onde o vento ganha velocidade e torna o vôo para Brasilia um desafio a ser vencido.

Essas lembranças não serviram de nada para me ajudar no primeiro voo de volta a rampa do planalto central.

O dia começou com uma sensação estranha de total falta de vento, diferente do normal de brasilia onde é necessária ajuda até para levar a asa para a rampa, nesse dia não foi preciso ajuda nem para decolar.

Montei, me equipei e fiquei esperando regado a 3 litros de água antes de decolar pra compensar a secura do ar.

Minha decolagem foi simples e tranqüila, asa equilibrou fácil no ombro e o vento SE logo me mandou pra cima. dei um bordo a esquerda e fui seguindo o paredão até onde havia uma coluna de asas subindo.

Para chegar na esplanada temos que voar na direção SO mas com o vento entrando de SE enfrentaria um componente de vento contra que tornaria o vôo cansativo e desafiador.

A primeira térmica me jogou na deriva de São Gabriel, pra longe de Brasilia, cheguei no topo e forcei o contra-vento na direção do GAP já jogando para os lados da BR-020 que pretendia seguir até Brasilia.

Peguei a segunda logo depois do funil do GAP sobre o JL que me levou a 2800m e resolvi seguir a BR na direção da reserva, forçando o contra-vento na esperança de ao chegar lá poder encarar um vento mais de traves ao invés de vento contra.

A 2800m passei pra cima da camada de inversão e o efeito sustentação espetacular se fez presente novamente, fui acompanhando a BR onde girei 2 pequenas bolhas apenas para me manter acima da inversão e continuei forçando o contra-vento. Na altura do posto da policia rodoviária, já abaixo da inversão encontrei outra, bem forte (5.2m/s) que me levou novamente acima da inversão e foi outra algria de sustentação até o posto advance na BR-020.

Depois de quase 2 horas ralando contra o vento tentando chegar na reserva pra tornar o vôo mais fácil, consegui! Porem… as térmicas acabaram justamente quando virei de lado para o mesmo…

A asa foi planando planando planando até que em planaltina escolhi um campo de soja recem-colhido ontem terminei minha empreitada aérea…

Amanha tem mais…

Fotos seguem galera.

H2

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