pós 2 finais de semana seguidos dedicados ao voo livre, este foi a vez da familia. Passeio na praia, no shopping, presente de dia das mães, o que o amor não faz!!! :)
Sábado a noite depois de colocar a filha para dormir, fico clicando a esmo nos videos do youtube e encontro um interessantíssimo sobre dust-devils. O funcionamento do fenômeno, que ocorre principalmente em regiões com baixa pressão e umidade, é um tanto complexo. Uma forma simples de entender é considera-lo uma térmica que levantou poeira. Quando acontece em uma rampa de voo livre é uma correria pra segurar asas e parapentes pois o dust levanta tudo no seu caminho.
Lembro de uma temporada muito seca em andradas, acho que em 2005, em que apareceram dusts praticamente todos os dias na rampa. Em uma delas meu amigo Alexandre não estava atento e quase teve que buscar a asa no mato.
Lembrei agora escrevendo que em porciuncula, nordeste do estado do Rio de Janeiro, um dust levantou a asa do Rodrigo marinheiro e jogou ela em cima da asa do Felipe Ema, quebrando a barra dele, ou foi ao contrario?
Bom, abaixo um videozinho do estrago que o monstro provoca, esta em alemão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário