O vôo aconteceu no sábado mas o planejamento começou 3 dias antes. O corte vertical feito pelo do XCSkies na rota planejada mostrava a condição moderada no sábado com a atividade térmica cessando por volta das 15:30. A condição estaria fraca nas cercanias do Pico do Gavião melhorando consideravelmente após Jardim. Analisando o panorama geral no XCSkies pude notar que o desligamento da condição se daria por um sombreamento gigantesco na área. Com essas informações a estratégia seria, decolar, se afastar o mais rápido possível do pico para depois de Jardim, engatar em uma condição melhor e continuar o vôo a partir daí.
A condição se desenvolveu como previsto com a condição inicial fraca. Outro fator que se apresentou durante todo o voo foi a deriva das termais, até 1900 / 2000 metros a deriva estava de sul, acima disso estava de oeste. Como o vento Oeste vem por cima da cordilheira a direita da rampa, só se a termal fosse forte ela romperia a camada de cizalhamento, de outra forma ela começaria a falhar nesta altura.
Com isso confirmei minha estratégia de ganhar até a termal começar a falhar e tirar para a próxima. Fui nessa tocada até depois de Jardim onde a condição melhorou visivelmente, nuvens pareciam mais consistentes e a força de 1.8m/s a 2.0m/s foi para picos de 4.5m/s.
O caminho entre Jardim e Pinhal foi de base em base, sem acelerar muito. Sobre Pinhal esbarrei em uma de 5 que me levou até a base mas também à borda da condição. Daí fui no planeio até quase Mogi e acabei pousando.
Abaixo link do voo no XcBrasil e um video do voo no youtube
http://xcbrasil.com.br/flight/183836
Nenhum comentário:
Postar um comentário