quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projeto Voa SP

Saudações...

Recentemente na comunidade do voo livre alguns pilotos começaram a experimentar com o voo a vela e mandar relatos dos voos e comparações entre o mundo controlado dos planadores e o mundo livre das asas delta. Tais relatos sempre atiçavam minha curiosidade mas o custo de um curso ou o passeio em uma aeronave dessas era proibitivo para mim.

Recentemente a Feberação Brasileira de Voo a Vela iniciou o projeto Voa SP, em que oferece 65 bolsas para curso de voo a vela. Me inscrevi no processo de seleção e fui fazer o primeiro de 2 voos de avaliação dos candidatos do curso no Aeroclube Politécnico de Planadores em Jundiai, proximo a São Paulo.

Com a ajuda de um instrutor eu assumi o comando do Putchaz depois do desligamento a 600mts sobre Jundiai. Cara que sensação boa. O planador tem um molejo confortável, as enormes asas defletem na termica e balançam a cabine dando a sensação de estarmos em um daqueles cadilacs americanos de suspensão mole. O planeio da maquina é algo fora do comum, ele anda anda anda e perde pouco. Parecia que ele ia planar eternamente. Para o pouso, Jan o instrutor que me acompanhava, assumiu o comando e abriu os spoilers e o planador despencou para um pouso suave.

Como parte da avaliação participei de um dia inteiro de operações no APP. O senso de colaboração no voo a vela é muito maior do que no voo livre, era 1 planador de instrução para 8 alunos e uns ajudavam os outros, correndo a asa, colocando o planador na posição, verificando o cabo do reboque recolhendo, foi um dia divertido pra mim.

Tomara que eu consiga a bolsa. Claro que não pretendo abandonar o voo livre mas apenas ter mais uma ferramenta na caixa.

Em breve algumas fotos do dia no APP

Nenhum comentário:

Postar um comentário