O dia prometia! As formações eram mais suaves, a temperatura estava mais alta, a cobertura de nuvens estava menor e a confiança maior. As decolagens do campeonato ocorreram no mesmo horário do dia anterior mas dessa vez alinhei no final do pelotão para não perder muito tempo entre o final do grid e os free flyers.
As 12:40 decolei e temendo cair como no primeiro dia mandei diretamente para a cordilheira na esperança de encontrar alguma coisa que me jogasse pra cima. Corri a cordilheira quase toda até a altura do pouso sul quando, tomado de uma incredulidade incomensurável me preparei para o pouso no oficial sem ter pego nada novamente e nem ter feito um mísero quilometro sequer, até que em cima do pouso sul a minha sorte estaria prestes a mudar...
No primeiro giro para aferir a direção do vento, encontrei uma falhada, turbulenta igual ao capeta onde me agarrei com todas as forças. Ela produzia subidas de 1.0 de média mas não faria a menor diferença eu não ia larga-la, fazer isso seria chão não estava nem um pouco a fim de cair no pouso sul, pelo menos não hoje.
A deriva dela estava estranha, de NE, empurrando em direção a São João da boa Vista. Depois de uma meia hora de batalha consegui ganhar rampa e a térmica arredondou. Essa seria a tônica do voo, acima de 1800m as termais ficavam redondas, fáceis de centrar e girar, abaixo disso eram turbulentas e falhadas. Cheguei na base da nuvem e tirei para Jardim, girei outra de 1.5 em cima de Jardim e toquei pra Pinhal.
O vôo melhorava consideravelmente a medida que me afastava de Andradas até que depois de Pinhal, a condição ficou espetacular. Estradas de nuvem levavam até Mogi, as térmicas eram tão lisas que dava pra sentir a vela cheia, era possível acelerar com 3/4 de cg sem perder altura, uma festa!!!
2:40 de voo depois estava chegando em Mogi, olhei na direção de campinas analisando qual seria a melhor rota e noto que uma massaroca de nuvens estava crescendo de forma preocupante, o que ligou o sinal de alerta em mim. A cobertura parecia ir de Holambra até Lindoia com uma evolução vertical que me fez temer por um encontro com CB em pleno ar.
2:40 de voo depois estava chegando em Mogi, olhei na direção de campinas analisando qual seria a melhor rota e noto que uma massaroca de nuvens estava crescendo de forma preocupante, o que ligou o sinal de alerta em mim. A cobertura parecia ir de Holambra até Lindoia com uma evolução vertical que me fez temer por um encontro com CB em pleno ar.
Olhando na direção de Aguai, notando as formações muito mais amigáveis, decidi que iria tentar alcançar Mococa, a terra do Delmanto. Estratégia ajustada, sobre Mogi aproei Noroeste e fui pra Aguaí.
Mal a tirada começou, no horizonte notei uma quantidade acima do normal de asas pousadas nos pastos e arados nas margens da rodovia entre Mogi e Aguai. Olhei na direção de Mococa novamente e vi que as formações estavam muito menores, putz a condição estava morredo, olhei no relógio 3:30, hmmm algo fede não deveria desligar tão cedo…
Resignado com a quilometragem alcançada voltei para Mogi, para o milharal que pousei no final do ano passado de fácil resgate para terminar minha empreitada.
Patroa e pastorinha me encontraram 40 minutos depois e voltamos para o Hotel…
Para quem quase terminou o dia no pouso sul, acabar a 57 quilômetros de onde decolou sem dúvida nenhuma foi muito gratificante
Para ter uma ideia da festa que estava o vídeo abaixo (não é meu) tenta dar uma idéia da brincadeira.
Video festa Andradas na pascoa
Para ter uma ideia da festa que estava o vídeo abaixo (não é meu) tenta dar uma idéia da brincadeira.
Video festa Andradas na pascoa
Mais fotos do dia, infelizmente do celular pois minha maquina deu PT
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