domingo, 25 de abril de 2010

Exercício de paciência em São Vicente.

Domingo de ceu carregado, visibilidade ruim e sustentação fraca, resquicio da chuva de sábado. Depois de não conseguir me segurar no 0 a 0 de São Pedro no inicio de abril, cheguei na rampa disposto a tentar me segurar o maior tempo possível nessa condição lisa e fraca de litoral.

Isso me fez lembrar de um voo em novembro de 2006 que fiz com o Fabiano em Andradas. Levamos 2 horas e 40 minutos para percorrer 40Km com térmicas de 0.5 a 1.0 m/s, foi um voo na ponta dos dedos tentando não atrapalhar a aerodinâmica da asa. Lembro que nesse dia por 2 vezes o voo parou num 0 a 0, a asa não subia e não descia e naquela época, com o braço afiado, consegui me segurar nos entre ciclos.

No ultimo voo em São Pedro ficou evidente que o tempo que fiquei sem voar, pelo nascimento da minha filha, me deixou enferrujado.

De volta a São Vicente, logo depois da decolagem encontrei uma fraquinha, o váriometro mostrava picos de 0.2. Me segurei uns 20 minutos na altura da rampa até que ela acabou, a gravidade passou a mandar na situação e fui para o pouso.

O dia rendeu mais do que eu esperava, foi bom pra afiar os braços, patroa tirou 2 fotos.


Eu, meditando sobre a sanidade de meus atos

Decolando.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

São Pedro 11 de Abril

Condição espetacular lá pros lados de Piracicaba que foi lentamente chegando, lá pelas 13:00 tava em cima de Aguas de Sao Pedro e chegando.

Com muita vontade de dar um voozão, engatei na asa e pensei comigo mesmo, "vou esperar a condição no ar". Decolei para uma coluna de parapentes girando num 0 a 0 em uma termica tão fraca que não conseguiu me segurar, 15 minutos depois estava pousado.

As 14:30 a condição chegou na rampa, foi um festival de parapentes e asas no ceu de Sao Pedro, enquanto isso, eu ruminava a propria decisao errada. Patroinha reclamando de fome, engoli meu orgulho e fui almoçar.

Vivendo e aprendendo, "vou esperar a condição no ar" quem eu pensei ser o campeão mundial de voo livre Jhonny Duran?

Falou humildade hoje...

Construção de Asas Delta

Video do episódio 6 de Factory Made no Discovery onde mostram o processo de fabricação de uma asa-delta, muito interessante!


Discovery Channel - Factory Made ep. 6 from Søren Ladegaard on Vimeo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

São Pedro 10 de abril

Depois de uma extensa analise meteorológica, consultando tudo quanto é site de meteorologia pra ter certeza que São Pedro não seira uma viagem perdida, tirei patroa e patroinha da cama as 7 da manha de sabado e lá pelas 10 partimos para São Pedro (180km de SP)

Depois de alguns percalsos no caminho (giovanna enjoou na viagem e vomitou o carro todo) chegamos na rampa por volta das 15:00, o ceu estava todo formado, a rampa estava lotada e muitas decolagens. Montei o brinquedo benzi o speed de fibra de carbono e parti para o voo.

Decolei as 15:45 com vontade de fazer distância mas ciente de que a coisa não ia mais render o tanto que eu gostaria, decolei para uma ralação muito grande no paredão de Sao Pedro, fiquei 1 hora me segurando no relevo já resignado que não ia descolar nada mesmo e vendo as formaçoes dissiparem totalmente do ceu, quando sobre o pouso oficial vejo uma coluna de urubus girando no azul!

Fiquei pensando se descolava da parede ou curtia esse voozinho de fim de tarde quando pensei... "Pro chão eu vou de qualquer jeito, se aquilo for o que eu estou pensando vou pra base da nuvem e pelo menos consigo uma tirada no LD". Apontei na coluna de urubus e engatei em uma termica turbulenta como a muito tempo não pegava e que me levou pra 1500m!!!

Olhei na direção da estrada, na quantidade de pousos disponiveis nas margens dela, formações minguando e bom, e decidi que vai ser LD até onde a asa guentar. Fabiano / Giovanne o planeio dessa Combat me deixa embasbacado a cada tirada. 3/4 de VG e fui indo, atraverssei a cidade de São Pedro, toda a extensão da rodovia entre São Pedro e Aguas de São Pedro até o aeroclube de Sao Pedro onde e resolvi que ia pousar , haviam 2 pousos ao alcance de planeio na rota caso não chegasse mas ela rendeu até a cabeceira da pista com sobras!

2 360 e uma aproximação de aeroporto para um pouso tranquilo

Abraços...